Estamos com a graça de Deus, promovendo a 2ª Festa do Cruzeiro, depois de um longo período de paralização. Aos poucos voltaremos às Festas como antigamente e da maneira como promoviam.
![]() |
Pe. Luiz Martins |
O Cruzeiro é um monumento que tem uma marca muito forte. Ele nos lembra a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele deve ser luz que ilumina as trevas da ignorância dos que não têm fé. O Cruzeiro, é obra de um cristão como nós que pela sua fé em Jesus crucificado, alcançou pela misericórdia de Deus, a graça que no momento Ele necessitava. Deus ouviu a sua prece e veio em seu auxilio, socorrendo-o. Agradecido, seu Severino Quaresma, construiu em 1932 o Cruzeiro, como um marco de agradecimento, assim comoAbraão que depois de falar com Deus, construiu ali um altar de pedra, e invocou o nome do Senhor(Gn.12,8). Do mesmo modo Jacó que levantando-se bem cedo,e tomando a pedra quel lhe servira de travesseiro, e a erigiu em estela, derramando óleo por cima. Chamou ao lugar “Betel”(Casa de Deus). Antes, porém, a cidade se chamava luza. (Luz).
O cruzeiro é um símbolo da fé que seu Severino Quaresma soube transformá-lo numa Cruz. Para nos dizer que a sua fé em Jesus crucificado, estava ali materializada. Doente e bastante debilitado, veio a falecer seu Severino Quaresma. Foi uma luz que brilhou para nós. Como a fé é um dom de Deus, Deus suscitou em mais um, o Sr. Vergílio Pedro da Silva, comerciante, bem sucedido nesta nossa cidade e que passou a cuidar do Cruzeiro, patrimônio religioso, marco de Fé, como se fosse um bem de sua família. Depois de seu Virgílio Pedro da Silva, foi Capitão Francisco Pereira do Nascimento. Daí por diante, acabaram-se as festas em torno do Cruzeiro. Só que em 01/11/2011 O povo católico de Várzea restaurou o antigo Cruzeiro e hoje nós estamos celebrando o 2º Ano.
A fé é assim. Deus a dá a quem Ele quer e a quem o pede. Diz o profeta Habacuc que o justo viverá por sua fidelidade. (Hab.2,4). O apóstolo Paulo diz a mesma coisa: “O justo vive da fé”.(Rm.1,17). Vamos trabalhar a nossa fé no Cristo crucificado. NEle está a nossa glória. Finalizo levando a todos o que nos diz o Apóstolo Paulo: “Quanto a mim, não pretendo jamais gloriar-me a não ser na cruz de Nosso Senhor, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. A fé nos transforma em novas criaturas. Que Deus nos ajude e dê coragem para testemunhar a nossa Fé no filho de Deus: Jesus Cristo Nosso Senhor!
Boa Festa para todos nós que amamos o nosso Cruzeiro. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Pe. Luiz Martins de Carvalho
Administrador Paroquial.